top of page

PROJETO LUDOTERAPIA

DSC_0001.JPG

A Ludoterapia é o recurso que a psicologia apresenta como método de investigação de situações traumáticas, sofrimentos e frustrações, do qual afetam seu comportamento perante a si e aos demais ao seu redor, e onde através do brincar com a criança tais sentimentos são possíveis de serem acessados, uma vez que no verbal os sentimentos e situações acaba não aparecendo ou o discurso acaba sendo distorcido. No brincar a criança reproduz o que aprende ou vivencia. Tornando assim que seja possível a identificação do que gera medo, sofrimento, angustia e dificuldade.

Este projeto visa inicialmente a compra de recursos lúdicos que possibilitem a investigação de situações de trauma e sofrimento, que será executado na Entidade por tempo indeterminado, para assegurar a saúde emocional das crianças e adolescentes acolhidos. 

PROJETO UM LUGAR

ACONCHEGANTE

Este projeto tem como principal objetivo a compra de novo mobiliário para alguns cômodos da Entidade, que atualmente encontra-se com móveis muito desgastados que aos poucos estão se desfazendo. Com isso a Entidade visa ter um lugar mais acolhedor para receber e cuidar das crianças e adolescentes que passam pela a Entidade.

 

Tentando da melhor maneira possível tornar este ambiente acolhedor como se fosse um lar como qualquer outro, tentando tirar o ar de instituição de acolhimento. Para que a passagem pela a Entidade seja menos traumática possível.  

thumbnail_IMG-20181027-WA0011.jpg

ESTREITANDO OS LAÇOS

O projeto visa o fortalecimento do vínculo familiar entre as crianças e adolescentes acolhidos e seus familiares que ainda não tiveram a destituição do poder familiar, uma vez que a família é considerada como locus privilegiado para o adequado desenvolvimento humano. A proposta é desenvolver atividades em grupo aos pais e filhos pelo período de 01 ano, abordando temas comuns ao cotidiano de uma família, além de oficinas dinâmicas, jogos, orientação e apoio psicossocial. Os temas propostos serão desde atividades gentis, elogios, demonstração de afeto, até a construção de um novo projeto de vida familiar, trabalhando também a solução de conflitos, a empatia e o estabelecimento de regras de convivência e diversão familiar.

PROJETO PLAYGROUND INFANTO-JUVENIL

O projeto visa a implementação de um ambiente lúdico de acesso fácil das crianças e adolescentes acolhidas. O espaço físico da entidade não tem nenhuma brinquedoteca e nenhum parquinho de diversão para lazer, esporte, brincadeiras das crianças e adolescentes acolhidos na entidade. Aos fins de semana, feriados e férias escolares, os acolhidos muitas vezes não tem oportunidades para recreação dentro do próprio espaço físico da entidade.

Parquinho
bottom of page