top of page

COMO ADOTAR?

Levando-se em consideração que nem todas as crianças/adolescentes acolhidos estão destituídos do poder familiar, ou seja, não podem ser adotados.

Buscar a casa de acolhimento institucional para saber mais informações sobre o processo de adoção é caminhar, muito provavelmente, em direção a uma experiência dotada de inúmeras expectativas e frustrações.

Por esse motivo, para que todo o processo seja trabalhado de forma tranquila e consciente, abaixo está listado os primeiros passos para quem deseja adotar uma criança/adolescente:

1

Os pretendentes precisam ser maiores de 18 anos e 16 anos mais velhos do que a criança ou adolescente a ser adotado.

2

Os interessados devem procurar a Vara de Infância e da Juventude do município/região em que residem, levando os originais, além de uma cópia simples ou autenticada, dos documentos listados abaixo:

  • Documento de Identidade;

  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);

  • Certidão de casamento ou de nascimento, se solteiro, ambos de expedição recente;

  • Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone etc);

  • Comprovante de rendimentos ou documento comprobatório equivalente;

  • Atestado ou declaração médica de sanidade física e mental;

  • Atestado de antecedentes criminais.

3

O setor técnico irá chamá-lo para uma entrevista psicossocial, para conhecer seu estilo de vida, condições sociais e estado emocional, além da sua real motivação e expectativas quanto à adoção. Um técnico também irá fazer uma visita a sua casa.

4

A partir das informações do seu cadastro e da avaliação psicossocial, o Ministério Público dará o seu parecer. Depois, toda documentação será encaminhada ao Juiz da comarca. Ele dará a decisão final.

5

Com a autorização do Juízo, seu nome entrará automaticamente no Cadastro Nacional de Adoção. A partir daí é só aguardar na fila até que surja a criança ou adolescente com as características desejadas. Quanto maior a criança, menor será a espera.

CAMPANHA ADOTE UM BOA NOITE!

Campanha do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo ao incentivo à adoção Tardia.

Endereço da Vara da Infância e Juventude de Itaí 

PRAÇA COLONIZAÇÃO JAPONESA - 220 - VILA FLORENTINO DOGNANI - Itaí - SP

Telefone: 14-3761-2089

bottom of page